Desvendando o wifi



Campo elétrico (E), o campo magnético (B) e a velocidade (V) perpendiculares entre si

As ondas eletromagnéticas são resultados das combinações de campos elétricos com campos magnéticos. Foi graças à descoberta das propriedades dessas ondas que hoje em dia podemos ouvir músicas ou notícias nos rádios, assistir a programas de TV, aquecer alimentos no micro-ondas, acessar à internet e mais uma infinidade de coisas.
Foi o físico escocês James C. Maxwell, no séc. XIX, o primeiro a demonstrar que a oscilação de uma carga elétrica dá origem a campos magnéticos. Estes, por sua vez, dão origem a campos elétricos, assim como a variação de fluxo de campos elétricos dá origem a campos magnéticos. Essa interação é responsável pelo surgimento das ondas eletromagnéticas.
Maxwell partiu das Leis de Ampere, Faraday e Coulomb para relacionar diversas equações que atualmente são conhecidas como equações de Maxwell. Essas equações permitiram que ele fizesse a previsão da existência das ondas eletromagnéticas. A confirmação da existência dessas ondas foi feita apenas depois de nove anos pelo físico alemão Heinrich Hertz, que conseguiu obter ondas eletromagnéticas com todas as características já descritas por Mawell, que morreu antes de ver a confirmação das suas teorias.
Uma das principais contribuições de Maxwell foi a de que a velocidade das ondas eletromagnéticas no vácuo era igual a 3.108 m/s, que era a mesma velocidade já obtida para a propagação da luz. Essa descoberta fez com que Maxwell suspeitasse que a luz era um tipo de onda eletromagnética, o que foi confirmado por Hertz alguns anos mais tarde.
Uma evidência de que a luz é uma onda eletromagnética é o fato de a luz do sol chegar até a Terra apesar da longa distância e da inexistência de um meio material no espaço de propagação.
Em face de todas as suas contribuições, Maxwell é considerado tão importante para o eletromagnetismo como Isaac Newton é para a mecânica.
Características das ondas eletromagnéticas
As características das ondas eletromagnéticas são as seguintes:
   São formadas pela combinação de campos elétricos e magnéticos variáveis;
·   O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares;
·   O campo elétrico e o magnético são perpendiculares à direção de propagação, o que significa que são ondas transversais; 
   A velocidade de propagação dessas ondas no vácuo é c = 3 . 10m/s;
·  Ao propagar em meios materiais, a velocidade obtida é menor do que quando a propagação ocorre no vácuo.
Espectro eletromagnético
O espectro eletromagnético é onde estão representadas as faixas de frequências ou comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas, como a luz visível, as micro-ondas, as ondas de rádio, radiação infravermelha, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.

O espectro eletromagnético representa os comprimentos dos diversos tipos de ondas eletromagnéticas
Todas essas ondas propagam-se à mesma velocidade quando estão no vácuo.
O comprimento de uma onda eletromagnética é que determina seu comportamento. Ondas de alta frequência são curtas, e as de baixa frequência são longas. Se a onda interage com uma única partícula ou molécula, seu comportamento depende da quantidade de fótons que ela carrega.



Como funciona a Internet Wifi?

A internet wifi funciona através de ondas de rádio comuns, assim como a TV e o próprio rádio. Através dessas ondas, são transmitidas as informações de internet por meio de um adaptador, o roteador. Este roteador recebe os sinais, decodifica-os e os emite a partir de uma antena.

Para acessar esses sinais, o aparelho que utilizará a internet (o computador, por exemplo), deve estar dentro de um determinado raio, conhecido como hotspot. A distância do hotspot varia de acordo com o roteador e a antena, podendo funcionar desde em pequenos ambientes internos, até em grandes locais externos, dependendo do padrão de rede utilizado.

Vantagens

“Já entendi como funciona a internet wi-fi, mas quais são as suas vantagens?”. Bem, vamos esclarecer para você: 

Compatibilidade  A internet wi-fi permite que computadores, celulares, videogames e outros dispositivos transmitam dados entre si, sem a necessidade de fios ou cabos.

Mobilidade  Você não precisa estar preso a cabos para acessar a internet. Pode transitar livremente pela sua casa com o celular ou notebook. Pode ainda utilizar a internet no desktop, se assim desejar.

Acessibilidade  A internet wi-fi chega onde fios e cabos não chegam. Por exemplo: na periferia, na zona rural, e outras regiões de difícil acesso.

Custo baixo – São rapidamente instaladas e possuem um baixo custo de manutenção.
São ideais para famílias com mais de um notebook, celulares e outros dispositivos com acesso à internet, ou ainda empresas onde os funcionários necessitam da internet.

Comentários